8 de outubro de 2018

Acupuntura para Ansiedade – Como Funciona









Todo mundo já teve crises de ansiedade ao longo do tempo. A ansiedade é uma parte normal da resposta ante a desafios e perigos na vida. Às vezes, a ansiedade pode se tornar uma experiência persistente ou debilitante.
Ansiedade persistente pode se apresentar de diferentes maneiras para cada um. Algumas pessoas se veem com o pensamento rápido demais e suas mentes dão saltos, de um medo a outro; alguns vão parar na Emergência porque acreditam estar passando por um ataque cardíaco, e alguns precisam ir ao banheiro a cada dez minutos.
Conversei com o médico acupunturista Dr. Marcus Pai, que explicou um pouco sobre os efeitos da acupuntura no tratamento da ansiedade e estresse.
Os acupunturistas escutam, com frequência, perguntas como “Quão eficaz a acupuntura é para a ansiedade?” ou “Quantas sessões de acupuntura eu vou precisar para tratar a minha ansiedade?”.

Do ponto de vista fisiológico, a acupuntura consegue tratar a ansiedade porque interage e acalma o sistema nervoso simpático de modo a nos tirar de respostas do tipo “bater ou correr”. Por causa disso, muitas pessoas sentem-se mais calmas durante a sessão.

O que acontece durante a sessão?    
                   
Durante a consulta, seu médico pode perguntar como é que você sente a ansiedade. O que significa que perguntará como ela se manifesta nos âmbitos físico, mental e emocional.
Avaliando a pessoa, podemos ajudar a desvendar as circunstâncias que levaram ao desenvolvimento da ansiedade. Mas estamos interessados mesmo é no que aconteceu, ou está acontecendo, dentro de você. Estamos interessados no momento em que o desequilíbrio aconteceu e começou a privá-lo de sua resiliência, e que agora, o impede de seguir em frente.

Maneiras diferentes da ansiedade afetar as pessoas

Os sintomas que podemos monitorar de semana a semana são numerosos, e podem incluir:
  • Incapacidade de relaxar, de ter um raciocínio circular, presença de aversão à eventos sociais
  • Irritabilidade, raiva, pensamento obsessivo, medos e fobias.
  • Palpitações cardíacas, mãos suadas, dificuldade de respirar e falta de fôlego
  • Insônia, sono agitado, pesadelos
  • Dor
  • Intestino irritado (diarreia, constipações, inchaços, indigestão)
  • Alta frequência urinária e incontinência.
  • Queda de cabelo, isolamento social


Quantas sessões de acupuntura são necessárias para se tratar a ansiedade

Em geral, recomendamos um programa de 4 a 6 sessões para que haja melhoras significativas.
Cada sessão tem duração média de 30 a 45 minutos. Os pacientes costumam sentir-se mais relaxados durante e logo após cada tratamento. Com frequência percebemos que o relaxamento se estende, também, por períodos longos após cada sessão.
Os pacientes relatam que se sentem “como eles mesmos de novo”. Um pouco de cada vez, as pessoas começam a desenvolver um maior otimismo e confiança. Sorriem mais vezes e riem de forma mais genuína.
Em geral, os pacientes descobrem que cuidar deles mesmos (comer bem, se exercitar e estabelecer limites) se torna mais fácil quando a sensação de ansiedade reduz.

Quão eficaz a acupuntura é para tratar a ansiedade?

Estudos atuais continuam a mostrar que a acupuntura é bem significativa na redução da ansiedade em uma ampla gama de situações e condições.

O estudos observaram mulheres sob tratamento de Fertilização In Vitro, pacientes a caminho de cirurgia e estudantes se preparando para as prova, e notou-se que todos se beneficiaram da acupuntura como tratamento para a ansiedade. Os resultados foram baseados em questionários sobre ansiedade, pressão sanguínea e atividade eletrodérmica na pele. Os resultados da acupuntura foram, de forma significativa, melhores que os efeitos da acupuntura placebo para todos os casos.

14 comentários:

  1. Tenho pavor de agulha :/

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu morro de vontade de fazer acupuntura, mas onde moro ainda é muito caro. =\
    Ótima dica para quem sofre de ansiedade!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pathy, se você clicar nas palavras em azul vai ser direcionada para munha indicação especial de profissional! Beijinhos ♡

      Excluir
  3. sempre tive curiosidade em fazer acupuntura... nossa adorei saber como pode ser boa pra ansiedade que eu tenho bastante, com certeza quero fazer

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lívia, também estou morrendo de vontade! Beijinhos ♡

      Excluir
  4. Eu já havia lido sobre esse assunto antes, e achei muito legal. Tenho vontade de fazer.

    beijos!

    https://www.youtube.com/Sabrina1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sabrina, se fizer depois me conte como foi! Beijinhos ♡

      Excluir
  5. Amei seu post, muito completo e informativo. Conheço várias pessoas que fazem, mas não sabia muito bem os seus benefícios. Tenho vontade de fazer!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  6. Eu fazia, mas parei. Acho que tenho que continuar porque eu não dava nada, mas senti sim uma melhora.

    Zíper Chique

    ResponderExcluir
  7. Hoje em dia a acupuntura é indicada pra quase tudo, adorei a dica.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir

Obrigada pelo carinho *-*