25 de setembro de 2018

Alergia aos alimentos - Entenda como funciona




Olá meninas, tudo bem com vocês? Como já comentei lá no meu instagram, estou sempre em busca de novos conteúdos para vocês. E resolvi trazer uma postagem de utilidade pública: Alergia aos alimentos. Contei com a ajuda de profissionais por se tratar de um tema bem delicado. Vamos conferir as informações que consegui?

A alergia alimentar é uma reação anormal do organismo quando existe uma reação adversa a um alimento.  Neste caso existe uma ligação com o mecanismo imunológico e possui uma variação de sintomas que pode ser no sistema gastrintestinal, na pele ou respiratório.

Para entendermos mais como funciona a alergia aos alimentos, conversamos com a médica dermatologista da Universidade Federal de São Paulo, Dra. Juliana Toma http://www.dermatologiasp.com

Causas

Qualquer alimento pode causar uma alergia alimentar, entretanto, existe alguns que favorecem as reações, inclusive nas crianças, são eles, os ovos, leite de vaca, amendoim, soja, trigo, peixe, mariscos e castanhas.

Sintomas

A alergia aos alimentos são decorrentes da ingestão dos alimentos e os sintomas podem ser de reações leves e até ameaçadoras, portanto, elas podem atingir vários locais do corpo que são:

Pele

Na pele a alergia alimentar pode causar urticária, edema, coceira ou manchas avermelhadas.

Trato gasto intestinal

Neste caso pode causar náuseas, dor, desconforto abdominal, vômito e diarreia.

Sistema respiratório

No sistema respiratório pode causar coriza, obstrução nasal, espirros, tosse, dor no peito e dificuldade em respirar.

Normalmente as reações de alergia acontecem de minutos a 1 ou 2 horas após o alimento ter sido ingerido. O caso mais grave é a anafilaxia, que pode causar a queda na pressão sanguínea e a perda da consciência sendo fatal.  Essa reação ocorre minutos após a ingestão de quantidades pequenas do alimento ocasionando a alergia.

Tratamento

Para o tratamento é necessário fazer um diagnóstico com ajuda de um médico, assim depois de uma avaliação completa do histórico alimentar é pedido exames, testes alérgicos para que seja definida a origem da alergia e a intolerância.

Para tratamento a solução é evitar o alimento que causa o problema, por exemplo, se a causa da alergia é devido a um corante que fica em diversos alimentos, ou então quando não se consegue descobrir o alimento responsável, ou por fim quando a alergia é provocada por alimento muito comum na dieta.

Prevenção

Hoje não é possível curar alergias alimentares, mas o ideal é fazer a leitura do rótulo dos alimentos e a proibição restrita dos alimentos alergênicos que pode prevenir, mesmo que aconteça em todas as reações a alergia alimentar, mas de uma parte.

Conforme estudos, a alergia causada por amendoim e peixe pode ser para a vida toda. Já a alergia ocasionada por leite, ovo e soja pode acabar na crianças durante a infância, mas quando estes alimentos estão na alimentação infantil à reação pode ser forte, e somente o médico pode saber se a alergia foi superada.

E aí, meninas? Gostaram das imformações que disponibilizei á vocês? Espero que sim pois foi tudo feito com muito carinho para vocês! Beijinhos e até a próxima! ♡

16 comentários:

  1. Alergia alimentar é complicada. Minha vó teve por pouco tempo alergia a leite mas Graças à Deus isso passou!

    Esse post é de utilidade pública. Adorei ♥

    It's Lizzie | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lizzie, que bom que ela melhorou! E que bom que gostou da postagem! Beijinhos ♡

      Excluir
  2. Olha que me lembro não conheço ninguém, mas adorei bastante a tua partilha assim fiquei a conhecer mais
    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderExcluir
  3. Tenho alergia ao feijão-verde, sempre que como fico cheia de borbulhas!
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca comi, acredita? Beijinhos Inês ♡

      Excluir
  4. Bahh isso é mesmo complicado, adorei suas dicas sobre a situação
    Beijos
    www.opsquerida.com.br/
    www.instagram.com/siteopsquerida/

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, Jana! Beijinhos ♡

      Excluir

Obrigada pelo carinho *-*